O homem propriamente dito deve tomar consciência de sua substância. Assim sendo, o novato passa de um grau para outro, da disciplina corporal para a disciplina emocional e daí para a intelectual. Os três grupos combinam-se para formar um desdobramento progressivo das suas capacidades e de sua compreensão. É importante notar que se trata de etapas e não terminais. A verdade aprendida é sempre proporcional ao nível de compreensão do indivíduo. - PB

Efeitos após a iluminação


Quando a parede entre seu pequeno ego e o Ser Infinito colapsar, é dito, por alguns orientais, que ele chegou ao Nirvana, ao Vazio, e, por outros, que uniu sua alma a Deus.

É o clímax espiritual da existência, o momento dramático quando a consciência se reconhece e se compreende. Pois, à proporção que o ser humano cresça em compreensão, ele se deslocará de uma mera existência para a autêntica essência.
E será a descoberta de que todo o universo existe na mente, a qual virá com a revelação da Realidade. Será a atualidade da segurança interna, da benção da paz, que veio para ficar.

Ele se verá eclipsado pelo Eu Superior, o qual se apossará de seu corpo; ocorrerá então uma união mística de sua mente com seu corpo e o ego ficará inteiramente subordinado a isso.

A partir do momento em que esta grande mudança de consciência ocorra, esse próprio acontecimento, assim como seus efeitos tremendos, deverão ser mantidos em segredo e revelados somente sobre uma orientação genuinamente superior. Pois, diante daquele que se iluminou, um observador com discernimento poderá perceber tal fato a partir de suas ações e de sua postura corporal, mas um outro ignorante poderá não perceber nada.

Ele não poderá existir neste estado mágico sem que transforme sua experiência no mundo. De um jeito ou de outro, isso servirá ao propósito de Deus, transformando mesmo defeitos externos em vitórias internas.

Compreenderá ele então o que significa não fazer nada por si mesmo, pois claramente perceberá que o poder superior age através dele para que faça o que quer que haja a ser feito, e que o faça corretamente. Enquanto isso acontece, ele apenas observa.

A experiência da iluminação traz consigo um sentimento estupendo de bem estar.

Assim como este Estado Iluminado não o impede de receber as impressões físicas do mundo ao redor, também não o impedirá de receber as impressões psíquicas das pessoas à sua volta. Mas ele não se prende a nenhuma dessas impressões e nem permite que suas emoções se envolvam com elas.

Sua serenidade na vida será oculta. Não dependerá dos cursos flutuantes da fortuna.

A natureza dos sentimentos de uma pessoa que chegou à iluminação se abrirá para reações puramente impessoais, com um sentimento tranquilo e não cheio de emotividade.

Nesta Mente Universal, aonde agora habita, ele não encontrará nenhum ser humano ao qual possa ser chamado de inimigo, ao qual odeie ou despreze. Ele tornar-se-á amigável com todos, não como uma atitude deliberadamente cultivada, mas como uma compulsão natural a qual não poderá resistir.

Poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O curandeiro não "faz" ou "dá" algo ao paciente, mas ajuda-o a voltar para o Todo, para o caminho da "Unidade" com o Universo; neste "encontro" o paciente se torna mais completo, e isto é cura. Nas palavras de Arthur Koestler: "Não há linha divisória nítida entre a auto-reparação e a auto-realização". - Lawrence LeShan

Observe, você não é aquilo que você pensa que é. Você não é somente aquilo que seu o seu meio ambiente lhe fez. Há mais realidade em si do que aquela que lhe é dada social e externamente. Você possui outra personalidade bastante diferente daquela que você mesmo tem certeza de que você é. — Gopi Krishna

A meditação em si, não é o Caminho. O Caminho é o CONTATO! A meditação apenas serve de meio para atingirmos o silêncio interior, onde o CONTATO é feito. — Joel S. Goldsmith

"Senhor, como uma ovelha perdida que anda de um lado para outro, procurando o caminho, também eu te procurava no exterior, quando Tu estavas em mim... Percorri ruas e praças da cidade deste mundo, buscando-Te sempre... e não Te encontrei porque em vão procurava fora o que estava dentro de mim." - Agostinho

"A paz que você procura está no silêncio que você não faz"

"Melhor seria viver apenas um único dia no aperfeiçoamento de uma boa vida em meditação do que viver cem anos de forma má e com uma mente indisciplinada.

Melhor seria viver apenas um único dia na busca do entendimento e da meditação do que viver cem anos na ignorância e na imoderação.

Melhor seria viver apenas um único dia no começo de um diligente esforço do que viver cem anos na indolência e inércia.

Melhor seria viver apenas um único dia pensando na origem e na cessação do que é composto do que viver cem anos sem pensar em tal origem e cessação.

Melhor seria viver apenas um único dia na percepção do estado Imortal do que viver cem anos sem tal percepção.

Melhor seria viver apenas um único dia conhecendo a Doutrina Excelsa do que viver cem anos sem conhecer a Doutrina Excelsa". — O Buda, dos DHARMMAPADA

Velai incessantemente para que não haja em vosso coração nenhum pensamento, nem insensato, nem sensato: não tardareis a reconhecer os estrangeiros, isto é, os primogênitos dos egípcios. — Hesíquio, o Sinaíta (Século VIII)