O homem propriamente dito deve tomar consciência de sua substância. Assim sendo, o novato passa de um grau para outro, da disciplina corporal para a disciplina emocional e daí para a intelectual. Os três grupos combinam-se para formar um desdobramento progressivo das suas capacidades e de sua compreensão. É importante notar que se trata de etapas e não terminais. A verdade aprendida é sempre proporcional ao nível de compreensão do indivíduo. - PB

A verdade não pode ser encontrada com o ego

O ser humano que não tem nenhum outro suporte para suas atividades e empreendimentos do que seu ego, assim como nenhum outro centro para seus pensamentos e sentimentos, verdadeiramente é inseguro. Ele prossegue através dos eventos e situações da vida com medos e ansiedades trazidos de seu passado ou relacionados ao seu futuro.

Se você deseja estar em harmonia com a ordem do universo, cooperar com ela e não resistir a ela, terá de parar de impor o ego – seu ego – sobre ela. 

Na consciência do ego, o homem compete com o outro e o mais agressivo ou o mais talentoso terá sucesso. Mas na consciência do Eu Superior não existe competição entre eles. 

Se seu Eu Superior continuamente permanece fora do campo de sua consciência, isso será devido a que a consciência de seu ego esteja demasiado dentro dela. 

Quão verdadeira é a afirmação metafórica da Bíblia de que o homem não poderá olhar a face de Deus e permanecer vivo. Sim, ele, o ego, terá de morrer para que Deus se faça presente. 

O que ele acredita ser, como fato egóico, oculta o que em verdade é, como essência espiritual. 

Enquanto seu ego afirmar sua supremacia em tudo o que ele faz, enquanto for ele que organiza todas as coisas para ele, ele será vítima de sua própria ignorância e cegueira.

Existem vários obstáculos ao caminho da verdade, mas o maior deles é o próprio aspirante – suas limitações, seus apegos ao ego.

Ninguém o está impedindo de chegar a esta iluminação a não ser ele mesmo. 

A verdade não pode ser encontrada com base no que traz satisfação ao ego. Esse próprio sentimento de gratificação se tornará um obstáculo à sua descoberta assim como um desvio para a mente. 

Todas as nossas relações com os outros serão marcadas pela maneira como usamos e funcionamos no nosso ego. 

Como podem as pessoas encontrar a paz se vivem com contradições internas, onde a parte mais profunda de seu ser é suprimida pela que é mais superficial?

O ego penetra em todas as emoções e terá de ser retirado delas para que sejamos livres. 

Quando cada pensamento e sentimento são direcionados pelo seu pequeno ego, quando as grandes questões da vida não são levadas em conta por serem consideradas irrelevantes, uma apreciação verdadeira disso terá de concluir que sua vida privada fracassou mesmo que sua vida pública haja sido bem sucedida. 

Perdidos na miséria do ego, ele não ouvirá a voz jubilosa que o chama do nível mais profundo de seu próprio ser e não sabe que existe uma graça da qual possa ter esperança.

Enquanto o ser humano viver à parte da consciência de seu Eu verdadeiro, não poderá viver em paz. Mas quando puder descansar completamente neste Eu, não haverá segunda coisa que o tire dessa paz.

Poderá gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O curandeiro não "faz" ou "dá" algo ao paciente, mas ajuda-o a voltar para o Todo, para o caminho da "Unidade" com o Universo; neste "encontro" o paciente se torna mais completo, e isto é cura. Nas palavras de Arthur Koestler: "Não há linha divisória nítida entre a auto-reparação e a auto-realização". - Lawrence LeShan

Observe, você não é aquilo que você pensa que é. Você não é somente aquilo que seu o seu meio ambiente lhe fez. Há mais realidade em si do que aquela que lhe é dada social e externamente. Você possui outra personalidade bastante diferente daquela que você mesmo tem certeza de que você é. — Gopi Krishna

A meditação em si, não é o Caminho. O Caminho é o CONTATO! A meditação apenas serve de meio para atingirmos o silêncio interior, onde o CONTATO é feito. — Joel S. Goldsmith

"Senhor, como uma ovelha perdida que anda de um lado para outro, procurando o caminho, também eu te procurava no exterior, quando Tu estavas em mim... Percorri ruas e praças da cidade deste mundo, buscando-Te sempre... e não Te encontrei porque em vão procurava fora o que estava dentro de mim." - Agostinho

"A paz que você procura está no silêncio que você não faz"

"Melhor seria viver apenas um único dia no aperfeiçoamento de uma boa vida em meditação do que viver cem anos de forma má e com uma mente indisciplinada.

Melhor seria viver apenas um único dia na busca do entendimento e da meditação do que viver cem anos na ignorância e na imoderação.

Melhor seria viver apenas um único dia no começo de um diligente esforço do que viver cem anos na indolência e inércia.

Melhor seria viver apenas um único dia pensando na origem e na cessação do que é composto do que viver cem anos sem pensar em tal origem e cessação.

Melhor seria viver apenas um único dia na percepção do estado Imortal do que viver cem anos sem tal percepção.

Melhor seria viver apenas um único dia conhecendo a Doutrina Excelsa do que viver cem anos sem conhecer a Doutrina Excelsa". — O Buda, dos DHARMMAPADA

Velai incessantemente para que não haja em vosso coração nenhum pensamento, nem insensato, nem sensato: não tardareis a reconhecer os estrangeiros, isto é, os primogênitos dos egípcios. — Hesíquio, o Sinaíta (Século VIII)